Gestantes, idosos, crianças, trabalhadores da saúde e professores são alguns dos grupos prioritários
As vacinas serão distribuídas nos postos de saúde referentes a cada bairro, porém gestantes podem ir a partir de hoje, de 13h às 17h no SUS, de acordo com informações dadas pela enfermeira Valéria Leite. Segundo o calendário nacional, a imunização contra gripe está dividida em três grupos:
- 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde;
- 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
- 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas
O calendário nacional mudou a prioridade dos idosos para não interferir na vacinação contra a COVID-19. Afinal, é preciso esperar pelo menos 14 dias entre um imunizante e o outro. Inclusive, o governo federal recomenda que as pessoas dos grupos acima priorizem a vacina contra o coronavírus e, depois, tome a da gripe.
CARANGOLA CONTRA A COVID-19
De acordo com a profissional Valéria, atualmente os trabalhadores dos hospitais, tirando poucas exceções, já tomaram a segunda dose e destaca que vários idosos estão esquecendo de retornar para se imunizar de forma completa. O SUS não costuma entrar em contato com cada cidadão, então eles pedem para que as pessoas fiquem de olho na data escrita no cartão de vacinação.
O novo carregamento chegou na cidade para continuar imunizando os idosos com mais de 65 anos. A vacina está concentrada no SUS por enquanto, pois há pouca quantidade.