Atenção! O pagamento pode vir duplicado nos próximos meses
Os tributos municipais, estaduais e federais que fazem parte do Simples Nacional foram adiados. As taxas de abril, maio e junho serão cobradas a partir de julho, então o contribuinte deve pagar em julho dois boletos (referente a abril e a julho) e assim por diante, até as parcelas serem sanadas. A intenção é aliviar os pequenos empresários durante esses três meses de pandemia.
O secretário da Receita Federal, José Tostes, explicou a importância dessa decisão. “Com esse diferimento, estamos adotando uma importante medida de alívio para dar fôlego para esse universo de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais terem melhores condições de ultrapassar esse período mais crítico em que os impactos econômicos da crise e das medidas de isolamento se fazem mais sentir, principalmente nos negócios que estão fechados e não estão com possibilidade de geração de receita.”
Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e MEI (Microempreendedor Individual) são alguns dos contribuintes que fazem parte do Simples Nacional.
Como fica o pagamento das parcelas prorrogadas:
- O período de apuração março/2020, com vencimento original em 20 de abril deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de julho de 2021 e 20 de agosto de 2021.
- O período de apuração abril/2021, com vencimento original em 20 de maio deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de setembro de 2021 e 20 de outubro de 2021.
- O período de apuração maio/2021, com vencimento original em 21 de junho deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de novembro de 2021 e 20 de dezembro de 2021.