O reajuste médio, que considera todas as classes de consumo, é de 1,28% em 2021
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira, 25, que os clientes residenciais da Cemig não terão reajuste nas contas de energia elétrica em 2021, assim como aconteceu no ano passado. Essa medida visa amenizar o impacto da pandemia. Agora, a Aneel vai devolver cerca de R$ 1,5 bilhão para os clientes da área de concessão da Cemig.
“É um prazer poder anunciar reajuste zero pelo segundo ano seguido. É a contribuição da Cemig para os mineiros neste momento de pandemia em razão da diligência da empresa em procurar proteção judicial contra a dupla incidência de impostos”, afirmou o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.
Essa não foi a única medida da instituição durante esse período. “Lembro a todos também que estamos parcelando os débitos dos consumidores residenciais e comerciais, e com condições ainda mais especiais para aqueles clientes da tarifa social. Para quase 1 milhão de clientes, estamos oferecendo até 65% de desconto nessa fatura”, reforçou o presidente da companhia.
O valor da devolução se refere à parte dos recursos levantados judicialmente em função do trânsito em julgado da ação que questionou a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS-Pasep/COFINS das faturas de energia. Em 2020, os clientes residenciais – atendidos em baixa tensão – tiveram uma redução média de 1,68% nas tarifas de energia, quando foram devolvidos R$ 714,4 milhões aos mineiros. Já neste ano, o reajuste médio, que considera todas as classes de consumo, é de 1,28%.