Dia de Santo Antônio: padroeiro da capela da Varginha
11/06/2021 11:42 em Notícias

Foto: Rosemara Silva

 

Fiéis contam a história da comunidade da Lacerdina

 

 

No domingo, dia 13, é dia de Santo Antônio, que é padroeiro da comunidade da Varginha em Carangola. A advogada Paula Curvelo foi criada dentro da Capela Santo Antônio e viu a sua história de vida ser entrelaçada pela história da própria igreja. “Quando era pequena, meus pais eram coordenadores da Capela Santo Antônio, na época o pároco era o Padre Paulo e eu fui praticamente criada dentro da Capela. Até dormir embaixo do altar eu e meu irmão dormíamos porque naquela época o dízimo era pouco e a capela era mantida basicamente pelas festas/quermesses feitas”, relembra. Ela, inclusive, teve toda a sua vida religiosa nessa capela. Batizou, fez primeira eucaristia e crismou. Agora, só falta o sonhado casamento.

 

“Minha vida religiosa aconteceu na Capela Santo Antônio de Lacerdinha. Batizei, fiz primeira eucaristia e crisma nela, por isso faço questão de casar lá também”, conta Paula, que adiou o casamento por causa da pandemia. "Por conta do tamanho da capela, pra casarmos ali durante esse momento, teríamos que desconvidar até os padrinhos e isso não queremos. Então preferimos esperar a pandemia passar pra casar ali na Capela Santo Antônio, da forma com que sonhamos.” 

 

De acordo com o coordenador da comunidade Mayckon Estevão, antes do coronavírus, haviam muitas comemorações para celebrar a data religiosa. “No dia 13, que é o encerramento da festa, fazia procissão no bairro, as crianças coroavam o padroeiro do lado de fora, tinha a fogueira, às vezes rolava quadrilha, além de bingos, leilões e barraquinhas para ajudar a capela”, conta ele.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!