Os pais e responsáveis podem escolher se os filhos retornam às aulas presenciais
Na noite de ontem, 14, a Prefeitura de Carangola divulgou novo decreto municipal e, além de voltarem a autorizar os cursos livres, de idiomas e autoescolas, liberaram a reabertura das escolas e faculdades municipais. Para isso, é responsabilidade de cada estabelecimento de ensino a decisão de retomar as aulas presenciais e deverá seguir os protocolos contra a COVID-19. O alvará da Vigilância Sanitária Municipal é imprescindível para a reabertura.
A volta presencial nas escolas será feita de forma gradual com o modelo de ensino híbrido sendo colocado em prática pelas instituições da cidade. A capacidade máxima, inicialmente, será de 30% da sua ocupação, sendo respeitado um distanciamento de 1,5m e a presença do aluno dependerá da assinatura dos responsáveis no termo de responsabilidade elaborado pela escola. “Enquanto durar o período de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o retorno às aulas presenciais será facultativo, a critério dos pais e responsáveis. Caso opte pelo retorno às aulas, os pais ou responsáveis ficam solidariamente responsáveis com a instituição de ensino a que se encontra matriculado”, aponta o decreto municipal.
Por enquanto, está proibido realizar atividades que aglomerem pessoas e a Vigilância Sanitária pode fazer inspeções sem aviso prévio. Caso veja algum descumprimento dos protocolos de segurança, os fiscais podem suspender imediatamente as aulas presenciais naquela escola.