Deputados têm articulado repasse para cidades com verba da Vale
Após o rompimento da barragem de de Córrego do Feijão, em Brumadinho, não só as cidades no entorno foram afetadas como também toda a economia mineira, segundo deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles estão articulando “a criação de uma emenda ao projeto do acordo com a Vale para repassar parte do dinheiro para todos os 853 municípios mineiros de forma proporcional à sua população”, de acordo com o jornal O Tempo.
Esse pedido dos deputados seria uma forma de compensar os municípios pela desaceleração da economia mineira causada pelo rompimento, já que a perda de arrecadação diminuiu as transferências de parte da receita com impostos às prefeituras. “Nada mais justo dotar os municípios de uma capacidade de investimento para uma obra urgente e emergencial em um momento como este. É uma coisa democrática o que estamos fazendo”, afirmou um parlamentar sob a condição de anonimato.
Embora ainda não haja um valor definido para ser repassado às cidades, o projeto que está na ALMG pede autorização para usar R$ 11 bilhões do acordo com a Vale. Segundo o vereador divinense Leandro Santana, esse repasse deve chegar R$ 1,5 milhão para a prefeitura de Divino.