Vereador divinense ganha apoio para aprovar PL contra fogos sonoros
04/05/2021 12:20 em Notícias

As professoras Karla Coelho e Lisia Vitor se posicionam a favor do projeto de Leandro

 

 

Em sua rede social, o vereador divinense Leandro Santana explicou sobre o Projeto de Lei que protocolou na Câmara no dia 12 de abril. "A finalidade é proibir a queima de fogos de artifício de efeito sonoro no Município de Divino. Sabemos o quanto as crianças autistas, bebês, pessoas com deficiência, pessoas que estão em leitos hospitalares, idosos e os animais sofrem com o barulho dos foguetes, que ocorrem o ano todo, e com mais frequência nas datas comemorativas", analisa Leandro. Segundo ele, a matéria foi julgada como constitucionalmente válida pelo Supremo Tribunal Federal e agora aguarda a votação no Plenário da Câmara Municipal de Divino.

 

O vereador tem publicado professoras que apoiam o seu Projeto de Lei que proíbe a queima de fogos de artifício sonoros. “Sou professora, defensora dos animais e mãe de autista. Estou apoiando o PL 016/2021 porque esse ato (da queima de fogos) é muito doloroso para nós que temos filhos especiais, animais, pessoas enfermas e idosos em casa”, argumentou Lisia Vitor.

 

Assim como exposto pela Danielle Alves na entrevista feita pela Rádio Educativa na última sexta-feira, 30 de abril (veja aqui), a professora Karla Coelho também destacou o incômodo que efeitos sonoros causam nas pessoas com transtorno de espectro autista (TEA). “Autistas sempre têm alteração no sistema sensorial, ou seja, tato, olfato, visão, paladar, audição… Todos esses podem estar alterados, um ou dois, etc. O mais comum de estar modificado é a audição. Quando o autista escuta fogos de artifício, a agressão é tão grande que chega a causar dor”, explica Karla, que é mãe de dois jovens com TEA.

 

Karla reforça que o número de crianças com TEA tem crescido muito na região e pede pela empatia da população. “Vamos pensar um pouquinho no outro e cuidar dos nossos autistas porque eles precisam do nosso carinho e cuidado”, conclui.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!